top of page

Policy Brief OceanTrans

Foi publicado um Policy Brief que apresenta as principais conclusões da investigação conduzida no âmbito do projeto OceanTrans e avança algumas recomendações baseadas nas lições retiradas de mais de 20 anos de atividade na área das energias renováveis marinhas em Portugal.

Este Policy Brief apresenta os principais resultados da investigação sobre os efeitos transformadores das atividades de experimentação conduzidas ao longo do tempo na área das energias renováveis marinhas. Em particular são caracterizados os comportamentos dos atores envolvidos, e identificados processos-chave de transformação.

A análise da experiência portuguesa mostrou que os processos de experimentação destas tecnologias têm um papel fundamental na construção de uma futura cadeia de valor industrial, criando efeitos de aprendizagem localizados que melhoram os custos e o desempenho das tecnologias e, simultaneamente, permitem que atores de uma variedade de sectores – incluindo sectores tradicionais ou em declínio - desenvolvam novas capacidade e diversifiquem para novas atividades. Mas revelou também os obstáculos que se colocam a estes processos e que podem inibir desenvolvimentos futuros.

Com base nas lições desta experiência, este Policy Brief esclarece como a política tecnológica e a estratégia industrial se podem complementar, de modo a criar recursos coletivos para acelerar o progresso de tecnologias emergentes, obtendo vantagens competitivas, e transformando os sectores existentes.

bottom of page