top of page

The territorial trajectory of innovation directed at wave energy

Atualizado: 12 de jul. de 2021

ABSTRACT

As grandes cidades constituem-se como hubs dos processos de produção de inovação económica, sobretudo quando estes pressupõem grande complexidade que requerem a conjugação de um leque diversificado de especialidades.

No entanto, determinados processos de inovação necessitam também de fatores relacionados com as caraterísticas naturais, que nem sempre se encontram nos espaços urbanos. É o caso do longo processo de inovação em torno do aproveitamento elétrico da energia das ondas, cujas fases de experimentação tecnológica requerem determinadas caraterísticas naturais específicas. Daqui decorre uma questão de partida: nestes casos específicos, o processo de inovação tende a ancorar-se noutros territórios, nomeadamente em cidades médias próximas das condições naturais propícias à experimentação tecnológica? Representam uma oportunidade para descentralizar os processos de inovação económica?

A partir da exploração dos projetos de I&D+I sobre energia das ondas para o período compreendido entre 1992 e 2019, apresenta-se a trajetória geográfica deste processo, evidenciando-se que a produção de inovação, mesmo nestes casos, está muito ancorada nas grandes cidades. No entanto, a distribuição geográfica também evidencia que o efeito da proximidade aos espaços naturais propícios à experimentação tecnológica não é totalmente neutra.


 

​​HIGHLIGHTS



 

Santos, H., Sá-Marques, T., Ribeiro, D. A trajetória territorial da inovação dirigida à energia das ondas.


Abstract aceite para apresentação na 5ª CONFERÊNCIA P3DT | Políticas Públicas, Planeamento e Desenvolvimento Territorial – 12 a 14 de Março - Santo Tirso - evento cancelado

bottom of page