top of page

Multidimensional and multiscale analysis of knowledge production networks in wave energy

Atualizado: 12 de jul. de 2021

ABSTRACT

O orto de uma nova tecnologia é um processo que ocorre dentro de um contexto socioeconómico e tecnológico existente, contribuindo, simultaneamente, para a sua transformação. A investigação realizada sobre os processos de emergência de novas tecnologias é extensa, no entanto, a dinâmica territorial desse processo ainda não está suficientemente analisada.

O trabalho centra-se na exploração da estrutura e dinâmica das comunidades territoriais de conhecimento que se dedicam ao desenvolvimento de uma nova tecnologia, com o objetivo de entender como o comportamento dessas comunidades molda o processo de emergência dessa tecnologia.

A pesquisa empírica concentra-se na energia das ondas, um campo tecnológico que experimenta um processo de emergência prolongado e que está longe de ser comercializado. Exploram-se todos os projetos de investigação, desenvolvimento e demonstração de energia das ondas apoiados pela União Europeia (1992 a 2018), permitindo uma avaliação de 25 anos de evolução da tecnologia, incluindo os estágios iniciais.

A identificação, em diferentes períodos de tempo, das comunidades de conhecimento, assim como a sua composição, estrutura e proximidade multidimensional, inclusivamente geográfica, são exploradas com base em metodologias de análise de redes sociais.

Os resultados mostram um processo não linear de evolução, mas também revelam uma complexidade crescente no comportamento das comunidades territoriais constituídas em torno da produção de conhecimento sobre a energia das ondas.

 

Fontes, M., Sá-Marques, T., Santos, H., Ribeiro, D. Análise multidimensional e multiescalar das redes de produção de conhecimento sobre energia das ondas.


Abstract aceite para apresentação no XVII COLÓQUIO IBÉRICO DE GEOGRAFIA – SALAMANCA – 4 a 6 DE JULHO DE 2022

bottom of page